No último sábado (27), o bilionário sueco Ingvar Kamprad, fundador da rede de móveis IKEA, faleceu de causas naturais na Suécia aos 91 anos. A rede IKEA é uma empresa que gera uma receita de 30 bilhões de euros ao ano, com centenas de filiais espalhadas por todo o mundo. A empresa foi fundada em 18 de Março de 1953 nas proximidades de Geneve, quando Ingvar Kamprad tinha apenas 17 anos, ele formou a marca com as iniciais de seu nome e do lugar em que nasceu.

No início, vendia artigos diversos que ele próprio importava, passando a se concentrar em móveis no ano seguinte. Em sua primeira loja, Kamprad pôs em prática muitas das políticas que hoje são correntes nas atuais lojas IKEA de todo o mundo: Um catálogo com preços garantidos por um período de um ano, móveis entregues para serem montados pelo cliente, o que os torna mais baratos e fáceis de transportar: o cliente monta-os em sua casa. Em vez de números de referência, a IKEA usa nomes para os seus artigos e mantém uma lanchonete em cada loja: “estômagos vazios não compram móveis”.

Kamprad  manteve nas mãos de sua família o controle sobre a empresa, que se recusa a transformar em sociedade anônima, e  ficou conhecido por ser modesto e econômico, ele não tinha se quer de um escritório próprio na empresa. Desde sua criação, a companhia se expandiu constantemente, e até o final do ano fiscal de 2017 tinha mais de 300 lojas em 49 países. Hoje a empresa dá emprego a 190 mil funcionários.

Ingvar Kamprad foi dono de uma fortuna avaliada em 50 bilhões de euros pela imprensa sueca e chegou a passar temporariamente à frente de Bill Gates no ranking dos mais ricos do mundo, na década passada.

 

Ivina Moura
Em apenas 24 dias fortuna de brasileiros mais ricos do país cresce em R$9,6 bilhõesMaior fabricante de massas e biscoitos do Brasil faz compra bilionária
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta