O Palácio da Alvorada, projetado por Oscar Niemeyer, é uma das mais importantes edificações do modernismo arquitetônico brasileiro e o primeiro prédio construído em alvenaria na nova capital. Está localizado numa península que divide o Lago Paranoá em Lago Sul e Lago Norte e abriga a residência oficial do Presidente da República. Em 30 de junho de 1958, com sua inauguração, passou a ser a residência do então Presidente Juscelino Kubitschek . A construção de Brasília custou cerca de um bilhão de dólares na época e estima-se que se fosse contruída hoje custaria mais de 80 bilhões de dólares, ou seja, o dobro do que custou a Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro.
Embora o presidente da República tenha no Palácio da Alvorada suas dependências para estudos e leituras, além de lá pernoitar, o Gabinete Presidencial está situado no Palácio do Planalto, onde o mandatário da Nação realmente recebe autoridades, despacha e cumpre seus deveres de Chefe de Estado e de Governo.
O Palácio tem configuração horizontal arrematada por uma capela que remete às antigas casas de fazenda do Brasil colonial. O formato diferenciado das colunas externas lembram as redes estendidas em varandas, como as que contornavam os casarões coloniais. O desenho das colunas deu origem ao símbolo e emblema presente no brasão do Distrito Federal.

O Palácio da Alvorada é composto de:
• subsolo que abriga um auditório para 30 pessoas, Sala de Jogos, Almoxarifado, Despensa, Cozinha, Lavanderia e a Administração do Palácio.
• térreo com salões utilizados pelo Presidente da República, para compromissos oficiais de governo.
• primeiro andar que constitui a parte residencial do Palácio, onde se encontram 8 quartos (4 suítes) e salas íntimas.
• Terreno de 36 mil m2, 10 mil m2 de área construída, segurança 24 horas, obras de arte, heliponto, espelho d’água, capela, estacionamento, campo de futebol, piscina olímpica com churrasqueira e bar, lagoa e jardim particulares.

O Palácio tem um espelho d’água, que reflete a imagem da edificação, criando um espaço virtual infinito, complementado com uma escultura em bronze, denominada As Iaras, obra do artista plástico e escultor brasileiro Alfredo Ceschiatti. A construção de Niemeyer foi batizada por Juscelino Kubitschek e, quando questionado sobre o porquê do nome “alvorada”, o então presidente da República respondeu com outra questão: “Que é Brasília, senão a alvorada de um novo dia para o Brasil”. O Palácio tem sido a residência oficial de todos os presidentes do Brasil desde a sua inauguração em 1958.

Fontes: Palácio do Planalto, Super Interessante, Info Escola

Angélica Costa
Conheca as 8 famílias libanesas mais ricas do Brasil.Casa do Príncipe William e Kate
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta