marceloO

Fortuna Estimada: U$ 5.98 bilhões
Ocupação: CEO do Conglomerado Odebrecht

Marcelo Bahia Odebrecht nasceu em Outubro de 1968, filho de Emílio Odebrecht e Regina Odebrecht e neto do fundador do grupo Odebrecht, Norberto Odebrecht. Marcelo Odebrecht se formou em engenharia civil pela Universidade Federal da Bahia UFBA e cursou o MBA da IMD Business School em Lausanne na Suíça.

A entrada de Marcelo no grupo Odebrecht ocorreu em 1992, quando ele concluiu o curso de Engenharia na Bahia e trabalhou na construção de um prédio na capital do Estado, Salvador. Dois anos depois, trabalhou em uma hidroelétrica em Goiás e partiu para a Inglaterra, onde a companhia montava duas plataformas de petróleo. Desde 2008 Marcelo Odebrecht vinha comandando uma era de ouro para o grupo familiar, que tem 15 divisões e está presente em 21 países. Ele sucedeu seu pai Emílio Odebrecht no fim de 2008 em meio à crise financeira global.

A Construtora Norberto Odebrecht S.A. que pertence ao grupo Odebrecht S.A., é a maior empresa de engenharia da América Latina, e a Braskem S.A., também pertencente ao grupo, é a maior empresa petroquímica da América Latina e uma das cinco maiores empresas do setor privado do Brasil. A Braskem também é a quarta maior empresa das Américas em termos de arrecadação (receita) e a décima sétima do mundo.

Em 19 de junho de 2015, Marcelo Odebrecht foi preso por acusações relacionados ao esquema de corrupção chamado de “Operação Lava Jato”, outros executivos do grupo também foram presos.

Siga o painel Marcelo Odebrecht de Super no Pinterest.

Fontes: Forbes, Bloomberg, Folha Política
Imagem: Folha Política

Angélica Costa
Fortuna de Kirk FranklinFortuna de Lady Gaga
Deixe uma resposta