Se tornar um ditador e manter o poder não deve ser uma tarefa fácil e os riscos de outro golpe, assassinato, envenenamento e atentado estão sempre presentes. Apesar dos riscos, os “benefícios” não deixam de ser atraentes: poder total, controlar tudo e todos, matar impunemente e viver como um rei, literalmente. Existem mais ditadores no mundo do que imaginamos, e muitos deles, além de se tornarem riquissímos, fizeram de suas vidas um pequeno reinado. Às custas das riquezas de seu país, esses ditadores esbanjam ou esbanjaram dinheiro em palácios, iates, jóias pelo mundo afora.

Mesmo depois da morte (alguns deles já se foram), suas famílias provávelmente podem viver de parte dessa “herança”. Nas lista incluímos alguns ditadores que não estão mais no poder mas que tiveram fortunas tão impressionates que não poderíamos deixar de fora. Note que a Fortuna estima é está atrelada muitas vezes ao próprio PIB do país uma vez que muitos desses ditadores possuem ou possuíam controle direto nas empresas estatais como no caso da família de Gaddafi, ex-ditador da Líbia.

Por que esses ditadores não estão na listas oficiais de pessoas mais ricas do mundo, por exemplo Forbes ou da Bloomberg?

Por não haver provas de títulos em ações e muitas vezes terem empresas sediadas em paraísos fiscais, fica quase impraticável fazer um levantamento geral dos ativos das riquezas de ditadores. Portanto, as estimativas levam sempre em consideração números divulgados quando alguma empresa ligada esses ditadores e seus familiares fecham negócios no exterior.

No caso do ex-ditador Gaddafi, que tinha uma riqueza que se confundia com o PIB do país, foi confirmado que ele era mesmo muito mais rico do que muitas pessoas que estão na lista de sites que tratam desse assunto,  porém era dinheiro que usava em outros nomes e a maioria de suas empresas se situava em paraísos fiscais, só se tomou conhecimento da vastidão de sua fortuna no final de seu período no poder. Quando inquéritos foram abertos na Líbia e começaram a rastrear contas e empresas ligadas a família do ditador imensas fortunas foram encontradas. Portanto, é possível afirmar que só saberemos qual é a riqueza de um ditador após sua morte ou uma revolução.

Vamos a Lista?Ditadores_1

Fortuna Estimada: U$ 25 milhões

Estima-se que o presidente do país africano Zimbabwe tenha uma fortuna de pelo menos $ 10 milhões de dólares. Sua fortuna se deve ao fato dele ser o beneficiário de contratos militares e concessões de mineração. O casal Mugabe possui pelos menos 6 mansões no seu país e várias fazendas desapropriadas de fazendeiros brancos. O Daily Mail publicou que o casal Mugabe gastou nada menos que 12 milões de libras em viagens em apenas 6 meses em 2014. O Zimbabwe é uma país extremamente pobre e Mugabe é acusado de enriquecimento ilícito e crimes contra os direitos humanos. Em 2016 celebrou seus 92 anos em uma festa na capital do país que custou cerca de U$ 1 milhões de dólares. Isso é um país que passa por uma crise humanitária de fome.

Ditadores_2

Fortuna Estimada: U$ 200 – 400 milhões

O presidente do Congo, Nguesso é mais um presidente africano que fez fortuna às custas do petróleo de seu país. Ele e sua família gastaram $400.000 dólares no hotel Waldorf Astoria Nova Yorque em 2014. O filho do ditador já gastou de uma só vez $35.000 dólares no cartão de crédito para renovar o seu guarda-roupa com marcas como Louis Vuitton e Roberto Cavalli. O Congo é ums dos países mais pobres da África.

Ditadores_3

Fortuna Estimada: U$ 600 milhões

O presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema possui uma fortuna estimada em $ 600 milhões de dólares. Sua fortuna é proveniente do petróleo que seu país possui, ele também controla pessoalmente o tesouro nacional sob alegação de combater a corrupção. Entre seus bens estão uma frota de carros de luxo incluindo Bugattis, Maseratis and Bentleys além de um um edifício inteiro de seis andares no centro de Paris. O filho de Obiang chegou a gastar $80.000 numa loja da Gucci e $ 50.000 na Dolce & Gabbana em um só mês. A família também possui uma mansão em Malibu, Califórnia no valor de $35 milhões de dólares. Obiang também possui uma cobertura em Copacabana e teria patrocinado o desfile das escolas da escola Beija Flor em 2015. Deseja saber quanto custam os desfiles das escolas de samba? Clique aqui!

Ditadores_4

Fortuna Estimada: U$ 1 bilhão

Presidente do Uzbequistão por 20 anos, Islam Karimov é conhecido por governar seu país como se fosse uma empresa familiar. Ele foi acusado de desviar o dinheiro através de suas filhas, transferindo sua fortuna para vários países caso de um dia precise fugir do Uzbequistão. Sua filha mais nova comprou recentemente uma mansão em Beverly Hills no valor de $ 58 milhões de dólares.

Ditadores_5

Fortuna Estimada: U$ 1 bilhão

O presidente do Gabão Ali Bongo Ondimba também enriqueceu às custas de seu país. Acredita-se que desvie em torno de 25% do PIB do Gabão e sua fortuna é estimada em $ 1 bilhão de dólares. Ele também possui uma mansão em Paris no valor de $ 138 milhões de dólares. A propriedade está situada no centro e possui uma área de 4 mil metros quadrados, com 14 quartos, piscina, quadra de tênis e estacionamento para 7 carros.

Ditadores_6

Fortuna Estimada: U$ 1,5 bilhão

Acredita-se que o presidente da Síria Bashar al-Assad seja dono de nada menos que 60% de toda a riqueza de seu país através de suas empresas. Sua família está no poder há mais de 40 anos. Asma al-Assad, sua esposa e primeira dama da Síria, ficou famosa por gastar milhões em compras enquanto a polícia em seu país atirava gás nos manifestantes. Asma costuma comprar sapatos da marca Louboutin e vestidos da Chanel entre outros artigos de luxo. A revista Business Inside estima que a família Assad possui uma fortuna em torno de $1,5 bilhões em contas na Rússia e em Hong Kong.

Ditadores_7

Fortuna Estimada:-U$ 5 bilhões

O presidente Kim Jong II sempre gostou de desfrutar a vida e costumava gastar $ 300 milhões por ano em artigos de luxo enquanto seu país vivia em extrema pobreza. Ele era conhecido por suas extravagâncias como gastar 700.000 libras por ano em Hennessey Cognac e por sequestrar um diretor famoso em seu país e forçá-lo a produzir uma filme sobre a vida dele. Ele também espalhou 34.000 estátuas suas pela Corea do Norte. Kim Jong II faleceu em 2011 e deixou o poder nas mãos de seu filho Kim Jong-un, todos esperavam que seu filho por ser jovem fosse trazer conciliação mas provou ao mundo o contrárioo com estilo de vida luxuoso e extravagante. Kim Jong-un gasta em média $33 milhões de dólares por ano só em bebidas alcóolicas e mais já gastou $600 milhões importando artigos de luxo como relógios além de sua coleção de carros esportivos.

Ditadores_8

Saddam Hussein – $ 7 bilhões (em 2000)

O ditador iraquiano Sadam Hussein já foi o ditador mais rico do mundo antes de sua morte em 2006, enquanto era vivo no ano de 2000 sua fortuna chegou a $ 7 bilhões de dólares. Sua fortuna veio das reservas de petróleo de seu país. O ditador foi dono de 70 palácios extravagantes no Iraque, luxuosamente decorados com espelhos, banheiros de ouro e lâmpadas no formato de mulher. Seus filhos também possuíam seus próprios palácios, e até mesmo um zoológico particular. Hussein também possuía um Iate de 200 pés decorado em ouro com valor estimado em 30 milhões de dólares.

 

Ditadores_9

Hosni Mubarak – $ 70 bilhões (em 2007)

O ex presidente do Egito, Mubarak foi uma vez cogitado como o homem mais rico do mundo com uma fortuna estimada em $ 70 bilhões de dólares, mas esse valor nunca foi comprovado uma vez que a família Murabak tem negócios e contas bacárias em diversos países e fortuna não só em dinheiro mas também metais, ouro e propriedades. Especula-se que ele enriqueceu através de contratos militares, suborno e negócios legais e ilegais no Egito. Ele ainda possui mansões na Europa como a mansão de 6 andares no suntuoso bairro de Knightsbridge em Londres.

Ditadores_10

Muammar Gaddafi – $ 200 bilhões em ativos até 2011

O ex ditador da Líbia Muammar Gaddafi se auto-intitulava “Rei dos Reis da Africa” e ficou bilionário às custas das reservas de petróleo de seu país durante os quase de 40 anos em que esteve no poder. Sua família viveu em um condomínio luxuoso murado em Regatta ao longo da costa de Trípoli. Sua vila era decorada com sofás da Burberry, tapetes da Pierre Cardin e talheres de ouro. O ditador também colecionava armas banhadas a ouro e encrustadas com jóias. Ele tambem mantinha um zoológico privado em sua propriedade. Quando seus bens foram confiscados em 2011, foi revelado que ele possuía $ 30 bilhões de dólares nos EUA, $ 2,4 bilhões no Canadá, $ 1,7 bilhões na Áustria e $ 1 bilhão em na Inglaterra, tudo isso em investimentos e contas, não se sabe porém toda a extensão da fortuna da família Gaddafi mas a Empresa Italiana MSC cruzeiros incluiu em sua frota um transatlântico de U$ 500 milhões de dólares que Hannibal (isso mesmo Hannibal) Gaddafi, filho do ditador,  havia encomendado a armadora francesa de navios STX. O navio possui 1,700 quartos, 26 elevadores e 21 bares e segundo o jornal britânico The Telegraph iria “se arriscar” no mundo dos cruzeiros! Claro “arriscar” usando o dinheiro do país.

 

Fontes: My First Class Life, The Richest, Forbes

Angélica Costa
1 year ago Artigos5,641
Conheça as 10 mulheres mais Ricas do MundoFortuna de Mick Jagger
Deixe uma resposta