Precisa de um texto de introdução

1. Piratas do Caribe (2007): No fim do mundo

$341.8 milhões

Piratas do Caribe 3 - No Fim do Mundo 

Filme de Aventura que estreou em 2007 e pertence a série Piratas do Caribe. Foi dirigido por Gore Verbinski e teve no elenco estrelas como Johnny Depp, Orlando Bloom, Keira Knightley, Stellan Skarsgård, Bill Nighy, Chow Yun-fat, Geoffrey Rush, Jack Davenport, Kevin McNally, Jonathan Pryce. É considerado o filme mais caro do mundo feito até hoje. Além de grandes despesas com o cachê das muitas estrelas que fazem parte do elenco, as cenas do filme foram filmadas em vários lugares do mundo: Porto Royal, Ilha da Morte, Tortuga, Pelegosto, Ilha Cruces e Cingapura. Isso gerou um alto custo de transporte do elenco, equipe de produção e equipamento de filmagem.

2. Cleopatra (1963)

$339.5 milhões

cleopatra_1963_manifesto_ischia

Cleopatra é uma produção britânica, estadunidense e suíça de 1963, do gênero drama biográfico histórico. Foi dirigido por Rouben Mamoulian e Joseph L. Mankiewicz e o roteiro foi baseado na obra de Carlo Mario Teixeira. O filme narra a ascensão e o declínio de Cleópatra, rainha do Egito, sua luta para defender o império das ambições políticas e territoriais de Roma, e seu relacionamento com Júlio César e Marco Antônio. O filme tem no elenco Elisabeth Taylor, Richard Burton, Rex Harrison, Pamela Brown, entre outros. Cleopatra alcançou notoriedade desde a sua produção pelos problemas enfrentados durante a filmagem e o constante aumento no orçamento causados pela troca de diretores, elenco, mudança no local de filmagem, reconstrução do set de filmagem, falta de roteiro de filmagem e escândalos envolvendo o elenco, incluindo afastamento de Elisabeth Taylor (atriz principal) por 6 meses por motivo de doença. O filme quase levou a 20th Century-Fox à falência. Os cenários elaboradas e complicados, figurinos e adereços do filme também contribuíram para os altos custos. E o fato de que o cenário teve que ser construído duas vezes (a primeira vez durante uma sessão abandonada em Londres e, mais uma vez, quando a produção se mudou para Roma) também aumentou os custos consideravelmente.

3. Titanic (1997)

$294.3 milhões

Titanic-1997

Titanic é um filme de ficção baseado na história real do RMS Titanic que naufragou no Oceano Atlântico em 1912. De produção norte-americana, foi escrita, dirigida, co-produzida e co-editada por James Cameron. Estrelando Leonardo DiCaprio como Jack Dawson, e Kate Winslet como Rose DeWitt Bukater, membros de diferentes classes sociais que se apaixonam durante a fatídica viagem inaugural no navio. O filme mescla personagens reais com personagens fictícios. Na época, Titanic foi o longa-metragem mais caro já produzido, e custou mais do que o próprio Titanic teria custado se construído em 1997. Hoje o filme figura na terceira posição. A principal razão pelo qual o filme custou tão caro é o fato de que o navio Titanic foi reconstruído em escala real para as filmagens. Todas as salas e interiores do navio foram reproduzidas exatamente como o original usando fotografias e artefatos da época.

4. Homem Aranha 3 (2007)

$293.9 milhões

Spider-Man_3,_International_Poster

Homen Aranha 3 continua a série de filmes de ficção já consagrado pelo público. O filme é baseado no personagem homem aranha das histórias em quadrinhos e foi escrito e dirigido por Sam Raimi. Entre os atores principais estão  Tobey Maguire, Kirsten Dunst, James Franco, Thomas Haden Church, Topher Grace, Bryce Dallas Howard, Rosemary Harris, J.K. Simmons e James Cromwell. O custo elevado se deve, em grande parte, aos efeitos visuais que tornam os filmes cada vez mais realista, principalmente os filmes de super heróis. No caso do homem aranha, o custo dos direitos autorais sobre o personagem que pertencem á Marvel Comics deve ser considerado e o elenco de estrelas que atuam no filme.

5. Tangled (2010)

$281.7 milhões

Tangled_poster

Tangled é um filme de animação musical. O filme foi produzido pela Walt Disney Animation Studios e apresenta vozes famosas como as de Mandy Moore, Zachary Levi e Donna Murphy. A história é amplamente baseada em Rapunzel, conto de fadas alemão documentado pelos Irmãos Grimm. É o quinto filme mais caro já feito e é o filme animação mais caro feito até hoje. Não e comum a produção de um filme de animação custar tão caro, mas devido ao tempo que Tangled levou para ser produzido (6 anos) o custo foi exorbitante. A complexidade envolvida na produção de imagens de animação tradicionais e computadorizadas fez com que o tempo se extendesse e os custos aumentassem.

6. Harry Potter e o Enigma do Príncpe (2009)

$275.3 milhões

Harry Potter Half Blood Prince

Harry Potter e o Enigma do Príncipe é mais um filme de fantasia e aventura da consagrada série de filmes sobre o aprendiz de feiticeiro Harry Potter. É o sexto filme da série baseado no romance de JK Rowling. O filme foi dirigido por David Yates e estrelado pelas mesmas estrelas dos filmes anteriores: Daniel Radcliffe como Harry Potter ao lado de Rupert Grint como Ron Weasley e Emma Watson como Hermione Granger. Como todo filme de ficção, os efeitos especiais têm um grande peso no orçamento. Junto com os cenários, figurinos e cachê d elenco, O Enigma do Príncipe se tornou o filme mais caro da série e um dos mais caros do mundo.

7. Waterworld O Segredo das Águas (1995)

$271.3 milhões

Waterworld

É um filme pós-apocalíptico de ação e ficção científica, dirigido por Kevin Reynolds e protagonizado por Kevin Costner, que além de atuar, é produtor executivo do filme. Escrito por Peter Rader e David Twohy, o filme afirma que no futuro, provavelmente no século 31 quando as calotas polares derreterem por completo cobrindo totalmente a superfície terrestre, os poucos seres humanos que sobreviverem terão que se adaptar a um novo mundo todo coberto pela água e à existência de mutantes. Por causa de diversos contratempos durante a produção, o filme teve o seu custo praticamento dobrado em relação ao orçamento inicial, batento recorde de custo na época. O mar artificial criado no Oceano Pacífico na costa do Hawaí para as filmagens foi um dos grandes responsáveis pelo alto custo, que foi agravado pela sua destruição durante a passagem de um furacão. O figurino exclusivo e a construção de vários tipos de veículos aquáticos também tiveram a sua contribuição no custo final.

8. Piratas do Caribe: O Baú da Morte (2006)

$263.7 milhões

Bau da Morte
Piratas do Caribe: O Baú da Morte é um filme de fantasia e aventura produzido em 2006 e o segundo filme da série de sucesso baseado na estória do capitão Jack Sparrow . Foi dirigido por Gore Verbinsk e estrelado por Johnny Depp, Orlando Bloom, Keira Knightley, Bill Nighy, Stellan Skarsgard e Naomie Harris. O preço do cache dos atores foi um dos grandes responsáveis pelo custo alto da produção. O cachê de Johnny Depp está estimado em $20 milhões. Os cenários do filme, como os navios especialmente construídos para a filmagem, também foram responsáveis pelo alto custo da produção.

9. Avatar (2009)

$261 million

Avatar

Avatar é um filme épico de ficção científica americano que foi escrito e dirigido por James Cameron. O filme é estrelado por Sam Worthington, Zoe Saldana, Stephen Lang, Michelle Rodriguez, Joel David Moore, Giovanni Ribisi e Sigourney Weaver. Avatar foi um grande sucesso de bilheteria e se tornou o primeiro filme a arrecadar mais de 2 bilhões de dólares. A maior parte dos custos dessa produção foi gerada pela technologia gráfica e de filmagem pioneiras e especialmente desenvolvidas para o filme. Outros custos incluem por exemplo, o fato de que uma nova língua foi criada exclusivamente para o filme com a ajuda do linguista Paul Frommer. Outra curiosidade sobre o filme é que ele foi planejado inicialmente para ser lançado em 1999, logo depois do sucesso Titanic. Mas naquela época Cameron decidiu que a tecnologia disponível nao seria capaz de criar o filme que ele tinha em mente e Avatar acabou  sendo produzido 10 anos mais tarde.

10. O Hobbit (2012)

$257.2 milhões

hobbit1

O Hobbit é uma série de três filmes de fantasia épica e de aventura dirigido, coescrito e produzido por Peter Jackson e baseado no livro The Hobbit de J. R. R. Tolkien, publicado em 1937. Os filmes são, por subtítulo: Uma Jornada Inesperada (2012), A Desolação de Smaug (2013) e A Batalha dos Cinco Exércitos (2014). O Senhor dos Anéis é originalmente uma sequência do livro, assim, a série age como uma prequela para a trilogia dos filmes, também dirigidos por Jackson. Vários atores que estavam presentes na trilogia O Senhor dos Anéis fazem parte do filme: Ian McKellen, Andy Serkis, Ian Holm, Hugo Weaving, Cate Blanchett, Christopher Lee, Elijah Wood e Orlando Bloom. O alto custo do Hobbit, assim como de outro filmes da trilogia O Senhor dos Anéis, se deve principalmente à grande quantidade de efeitos visuais, trajes elaborados e cachê das estrelas pertencentes ao elenco. A filmagem em 48 quadros por segundo e em 3D também tiveram sua contribuição assim como a relocação da equipe de filmagem e elenco para a Nova Zelândia onde parte das cenas foram feitas.

 

 

 

 

 

Ad Junior
2 years ago Listas413
Sabrina SatoOs 10 vestidos de noiva mais caros do mundo
Deixe uma resposta